Este blog serve para mostrarmos o que vamos fazendo.

Os seus comentários são muito importantes para nós.

Obrigado por nos visitar! Esperamos que goste.

Turma A

domingo, 30 de outubro de 2011

Dia das bibliotecas escolares

Numa biblioteca há muitas palavras. 
 Rafaela
 A  biblioteca é um lugar mágico.
 Catarina


A biblioteca é um lugar onde posso estar em sossego.
Sara
A biblioteca é um lugar onde se usa a imaginação.
Tiago
Na biblioteca posso ler tudo o que vejo à frente.
 Cid

Na biblioteca faz-se silêncio.
Rafael

Gosto de ir à biblioteca porque é um sítio onde posso estar em silêncio e ler muitos livros.
 Beatriz

A biblioteca para mim é um sítio onde posso estar em paz.
Estela

A biblioteca é um lugar onde posso ler.
Margarida


Na biblioteca aprende-se a ser amigo das pessoas e do ambiente, através das palavras.
 Rita
A biblioteca é um lugar de silêncio onde se pode ler tudo.
 Guilherme

Na biblioteca aprendemos muitas palavras.
Carlos
Gosto muito de ler livros na biblioteca.
Rodrigo

Se não houvesse livros, eu não gostava tanto de ler.
Tiago


Com os livros ficamos a saber as histórias de antigamente.
 Catarina

A biblioteca é um lugar de fantasia que nos ajuda a criar imaginação.
Catarina

Os livros têm imaginação e fantasia dentro deles.
Íris

Gosto de ler porque gosto de aprender.
Íris
Os livros ajudam-me a ter imaginação e a conhecer coisas e lugares novos.
João

(Trabalho realizado no Dia das Bibliotecas Escolares - 25 de Outubro, integrado no Plano anual de atividades do nosso  agrupamento)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mais histórias


Há muitos, muitos anos, havia uma princesa que estava numa montanha muito alta. Estava sempre a gritar “socorro". Até que um feiticeiro apareceu e tornou a montanha mais alta e assim ninguém conseguia ouvir a princesa.
Uma menina passou, olhou para cima e viu a princesa gritar. A menina disse assim:
- Não consigo ouvir-te.
E a princesa gritou com toda a sua força e todos olharam para cima e viram a princesa mas pensaram que era  outra pessoa.
Ela gritou de novo, eles perceberam que era ela e assim já podiam ajudá-la e ajudaram-na como a princesa tinha pensado.
Pegaram no material e assim conseguiram que a princesa saísse daquela montanha.
Como se livrou do feiticeiro, desfez o feitiço e nunca mais pensou fazer aquilo.

 Sara

A fada malandreca
Era uma vez uma fada malandreca que, um dia foi a uma montanha onde vivia um feiticeiro que a mandou para uma aldeia onde não havia comida para comer. Ela destruiu a aldeia.
Passado um bocado, apareceu um ogre e a fada malandreca lembrou-se que tinha um espelho.  Apontou-o para o ogre e voltou para a sua terra.
Catarina


A princesa
Era uma vez uma menina que era muito linda e que estava sempre a usar um espelho e um pente.
Um dia , quando foi ao seu sítio preferido e, como estava sempre com o espelho e o pente, o espelho ficou mágico. Quando apontava o espelho para qualquer sítio que estava partido, o espelho montava .
Um dia, a sua terra estava em perigo e a princesa foi salvar a sua terra. Ela lutou contra o dragão e os vizinhos de lá gritaram.
- Viva a princesa! Viva a princesa! Ela salvou a nossa terra.
Festejaram e a terra ficou muito calma.
Rafaela
Era uma vez um menino que se chamava João e tinha oito anos.
Às vezes ele andava pela rua e um dia encontrou um T. Rex. O João achava que ele o ia comer e o T.Rex disse:
- Oh! Mas porque é que todos têm medo de mim?
Então o João foi ter com ele, percebeu que ele não o queria comer e ficaram amigos.
Um dia encontraram outro T.Rex que queria comer o João.
Os dois T. Rex lutaram e o que era amigo do João empurrou o outro T.Rex.
Viveram felizes para sempre.
Tiago

O nosso trabalho desta semana

No cálculo mental fizemos o alvo do 100 e o alvo do 200.
Resolvemos o problema dos lápis, fizémos exercícios do nosso manual de matemática e também resolvemos mais alguns problemas inventados.
Melhorámos o texto do Carlos Jerónimo e trabalhámos um texto do nosso manual.
Registámos as  ideias principais da história "A princesa baixinha" que lemos na semana passada e combinámos que na próxima semana vamos continuar esse trabalho.


A princesa baixinha - Ideias principais

1. A princesa Catarina era muito baixinha e sentia-se triste porque os aldeões gozavam com ela e diziam que as princesas tinham que ser altas.
2. A rainha avó contou-lhe que o seu avô também era baixinho e, mesmo assim, tinha feito coisas muito importantes
3. A princesa também queria fazer coisas importantes e, por isso partiu para uma grande viagem.
4.Quando voltou da viagem, todos gritaram "Viva a grande princesinha!", porque ela tinha feito coisas muito importantes.




A apresentação em "Os livros e a leitura" foi feita pelo grupo do João, Rafael, Catarina e Rafaela. Eles leram a história "Rapunzel" e, no final, fizeram perguntas sobre a história. Correu muito bem porque eles tinham preparado bem a apresentação.



Ilustrámos as histórias que escrevemos a pares e acabámos os projetos.






O Tempo de estudo autónomo também correu muito muito bem...






Todos os dias, os presidentes orientaram o balanço do dia...

Na apresentação de produções houve muitas histórias que vamos publicar aqui. Na próxima semana vamos começar as comunicações dos projetos, à turma.
Beijinhos e até à próxima semana!
Rafaela

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Problema da semana

Um problema de lápis

A Filipa  quer comprar 30 lápis para os colegas da turma dela e para a professora.

Na sala dela há 12 rapazes e 18 raparigas, a contar com a professora e com ela.

Ela quer comprar lápis azuis com carros para os rapazes, lápis cor de rosa, com corações para as raparigas e lápis brilhantes com estrelas para a professora e para ela.



Preço dos lápis
      Lápis azuis com carros ----------------------- 3 €
      Lápis cor de rosa com corações---------  3€
      Lápis brilhantes com estrelas--------------  2 €


Descobre quanto dinheiro  a Filipa precisa de ter para comprar os lápis






Os grupos  discutiram e resolveram o problema. Depois explicaram à turma como tinham pensado para descobrir a quantia que a Filipa precisava para comprar todos os lápis...




No final registámos tudo no quadro para todos ficarem a entender melhor...

O ogre




Ficamos a aguardar os próximos capítulos...

sábado, 22 de outubro de 2011

Primeiras notas

Durante as reuniões de conselho vamos tirando notas...





É importante saber tirar apontamentos do que vamos discutindo.  Assim, qualquer dia já não vamos precisar tanto da professora para fazer as atas dos nossos conselhos de turma!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Palavras com as, es, is, os, us

Ontem estivémos a fazer listas de palavras com as, es, is, os, us
Foi assim:
Cada grupo pensou e escreveu as listas das palavras que se foi lembrando. Com a ajuda da professora,  registámos tudo numa grelha feita no quadro.



as
es
is
os
us
total
Grupo 1
13
4
3
5
1
26
Grupo 2
10
4
6
5
2
27
Grupo 3
4
2
2
2
2
12
Grupo 4
1
6
1
2

10
Grupo 5
1
2
1


4

Depois, ainda tivémos tempo de olhar bem para a grelha e registar algumas 

Descobertas:
  • O grupo5 não escreveu nenhuma palavra com  os nem com  us
  • O grupo que escreveu maior número de palavras foi o grupo2 - 27
  • O grupo que escreveu menos palavras foi o grupo 5 - 4
  • No grupo4 não houve palavras com  us
  • O grupo1 escreveu uma palavra a menos que o grupo2 - 26
  • as tem um maior número de palavras do que os outros sons
  • O grupo4 escreveu mais 6 palavras do que o grupo5
  • O grupo3 escreveu o mesmo número de palavras com os sons es, is,os,us - 2


Agora só falta passar as listas todas no computador para colocarmos no placar da escrita para quando precisarmos de consultar.

Beijinhos e até à próxima semana!

Íris


Ficheiro de problemas inventados

  
Temos uma caixa onde vamos guardando os problemas que inventamos durante o T.E.A.  Às vezes comentamos e resolvemos alguns em coletivo. Depois passamos no computador e ilustramos. Vamos construindo um ficheiro dos problemas inventados que fica na mesa dos ficheiros de matemática.
Assim podemos também resolvê-los sozinhos durante o T.E.A.







Também temos outro ficheiro  que a nossa professora arranjou mas não é de problemas inventados por nós. Esse chama-se só Ficheiro de problemas. Nós  resolvemos dos dois e marcamos no nosso Plano Individual de Trabalho (PIT).

Beijinhos da Íris

Apresentação de produções

À segunda, quarta e sexta temos um tempo para lermos os textos que escrevemos no nosso caderno de escrita livre, durante o Tempo de Estudo Autónomo (T.E.A.). O presidente da semana orienta esse tempo e vai chamando os meninos que estão inscritos no plano do dia. Filmámos algumas leituras e comentários desta semana :










Estas foram só algumas das apresentações e nós gostámos muito. Para a semana mostramos mais.
Íris

sábado, 15 de outubro de 2011

Resumo da semana

Na segunda feira fizemos apresentação de produções e falámos da organização do T.E.A. À tarde trabalhámos nos projetos  e fizemos um trabalho sobre os números pares e ímpares.






Na terça feira fizemos cálculo mental, melhorámos o texto da Catarina, trabalhámos   a tabuada do dois e escrevemos a  carta coletiva para os conrrespondentes.  



Na quarta feira fizemos apresentação de produções, trabalhámos  a centena e continuámos a procurar informação sobre os projetos.

Na quinta feira, para além do cálculo mental, fizemos a ficha do texto trabalhado e resolvemos problemas.


Na sexta trabalhámos um texto do nosso manual de Língua Portuguesa "Os dias da semana" e, à tarde, fizemos a nossa reunião de conselho.

Todos os dias tivémos T.E.A. e fizemos sempre o balanço do dia.





Esta semana começámos as atividades de enriquecimento curricular: Inglês, Atividade Física, Missão gostar e Ciência divertida.

Beijinhos e até à próxima semana

João